EQAVET

SELO DE QUALIDADE EQAVET

No seguimento do processo de avaliação da qualidade dos cursos profissionais da Escola Secundária de Barcelos, o Sistema de Garantia da Qualidade da Oferta de Educação e Formação Profissional atribuiu o SELO de QUALIDADE por um período de três anos.

As equipas responsáveis pelos diversos cursos estão de parabéns pelo extraordinário trabalho que têm desenvolvido.

Caracterização do Sistema de Garantia da Qualidade alinhado ao Quadro EQAVET

O Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para o Ensino e a Formação Profissionais (Quadro EQAVET), instituído pela Recomendação do Parlamento Europeu e do Conselho de 18 de junho de 2009, foi concebido para melhorar a Educação e Formação Profissional (EFP) no espaço europeu, colocando à disposição das autoridades e dos operadores de EFP ferramentas comuns para a gestão da qualidade assentes numa forte articulação entre os diferentes stakeholders (decisores políticos, organismos reguladores, operadores de EFP, alunos/formandos, profissionais de EFP e de orientação, encarregados de educação, empresários e outros parceiros sociais) e no desenvolvimento, monitorização, avaliação e revisão.

Numa estratégia de melhoria contínua da oferta de EFP, a Escola está a implementar um processo de gestão e monitorização, assente numa articulação com os diferentes stakeholders (formandos, profissionais de EFP, EE, empresários, encarregados de educação e outros parceiros sociais) no âmbito de um sistema de garantia da qualidade alinhado com o Quadro EQAVET e com a finalidade da respetiva certificação.

SISTEMA DE GARANTIA DE QUALIDADE – FASES

O ciclo de qualidade do EQAVET a implementar inclui quatro fases interligadas:

  1. Fase do Planeamento: na qual são definidas as metas e objetivos apropriados e mensuráveis;
  2. Fase da Implementação: na qual se põe em prática os procedimentos que asseguram o cumprimento das metas e objetivos definidos;
  3. Fase de Avaliação: Procede-se à recolha e tratamento de dados que sustentem uma avaliação fundamentada dos resultados esperados;
  4. Fase da Revisão: Visa desenvolver procedimentos para atingir os resultados ainda não alcançados e/ou estabelecer novos objetivos em função das evidências geradas, por forma a garantir a introdução das melhorias necessárias.

Sistema de Qualidade baseado nos indicadores do POCH

  1. Indicadores POCH (2): Terminaram com sucesso no tempo previsto do ciclo
  2. Indicadores POCH (3): nº alunos que terminaram e prosseguiram estudos ou estão empregados
  3. Indicadores (4): nº alunos transitados para o ano de escolaridade seguinte

Documentos de candidatura a selo de qualidade

Sessão Pública de apresentação

Comentários estão fechados.
Categoria de Notícias
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Consulte toda a informação importante sobre as medidas multinível de suporte à aprendizagem e à inclusão.
Aceder