EQAVET

A ESCOLA E A QUALIDADE

Caracterização do Sistema de Garantia da Qualidade alinhado ao Quadro EQAVET

O Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para o Ensino e a Formação Profissionais (Quadro EQAVET), instituído pela Recomendação do Parlamento Europeu e do Conselho de 18 de junho de 2009, foi concebido para melhorar a Educação e Formação Profissional (EFP) no espaço europeu, colocando à disposição das autoridades e dos operadores de EFP ferramentas comuns para a gestão da qualidade assentes numa forte articulação entre os diferentes stakeholders (decisores políticos, organismos reguladores, operadores de EFP, alunos/formandos, profissionais de EFP e de orientação, encarregados de educação, empresários e outros parceiros sociais) e no desenvolvimento, monitorização, avaliação e revisão.

Numa estratégia de melhoria contínua da oferta de EFP, a Escola está a implementar um processo de gestão e monitorização, assente numa articulação com os diferentes stakeholders (formandos, profissionais de EFP, EE, empresários, encarregados de educação e outros parceiros sociais) no âmbito de um sistema de garantia da qualidade alinhado com o Quadro EQAVET e com a finalidade da respetiva certificação.

SISTEMA DE GARANTIA DE QUALIDADE – FASES

O ciclo de qualidade do EQAVET a implementar inclui quatro fases interligadas:

  1. Fase do Planeamento: na qual são definidas as metas e objetivos apropriados e mensuráveis;
  2. Fase da Implementação: na qual se põe em prática os procedimentos que asseguram o cumprimento das metas e objetivos definidos;
  3. Fase de Avaliação: Procede-se à recolha e tratamento de dados que sustentem uma avaliação fundamentada dos resultados esperados;
  4. Fase da Revisão: Visa desenvolver procedimentos para atingir os resultados ainda não alcançados e/ou estabelecer novos objetivos em função das evidências geradas, por forma a garantir a introdução das melhorias necessárias.

Sistema de Qualidade baseado nos indicadores do POCH

  1. Indicadores POCH (2): Terminaram com sucesso no tempo previsto do ciclo
  2. Indicadores POCH (3): nº alunos que terminaram e prosseguiram estudos ou estão empregados
  3. Indicadores (4): nº alunos transitados para o ano de escolaridade seguinte

Documentos de candidatura a selo de qualidade

Sessão Pública de apresentação

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