Escolas

O Agrupamento de Escolas de Barcelos teve a sua génese no dia 4 de Julho de 2012, resultante da agregação do Agrupamento de Escolas Abel Varzim e da Escola Secundária de Barcelos.

Trata-se de um Agrupamento de Escolas com uma dimensão significativa, com implantação num vasto território do Concelho de Barcelos, nas duas margens do Cávado e oferece resposta educativa à população estudantil desde a zona urbana de Barcelos até aos limites das fronteiras concelhias com Póvoa de Varzim e Esposende.

A área de influência do Agrupamento é mais sentida nas freguesias de Barcelos, Arcozelo, Vila Boa, Vila Fresquinha, Barqueiros, Cristelo, Faria, Fornelos, Gilmonde, Milhazes, Paradela, Vila Seca e Vilar de Figos mas estende-se, por força de tradições prévias à sua constituição, um pouco por todas as freguesias de Barcelos, especialmente as situadas mais próximo do leito do Cávado.

No seu primeiro ano de existência a sua configuração inicial sofreu alterações, por força da abertura do Centro Escolar de Gilmonde, que engloba as anteriores escolas de Fornelos, Gilmonde e Vila Seca, e do encerramento do Jardim de Infância de Faria. Estas alterações, bem como a fusão, para efeitos administrativos, da Escola do 1º ciclo de Paradela com o Jardim de Infância de Paradela, levaram a que o Agrupamento passasse, nos primeiros anos, de 14 para 9 escolas no total da unidade orgânica.

Internamente, para além da Direção, que está sediada na Escola Secundária de Barcelos, o Agrupamento organiza-se através de 5 Coordenações de Estabelecimentos, a saber, a Escola EB 2,3 Abel Varzim, em Vila Seca, o Centro Escolar de Barqueiros, o Centro Escolar de Gilmonde, a Escola Básica de Milhazes e a coordenação do conjunto dos Estabelecimentos EB1 de Igreja-Cristelo, EB1/JI de Ferreiros-Cristelo e EB1 de Paradela.

Arquivo de Notícias
Categoria de Notícias
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Consulte toda a informação importante sobre as medidas multinível de suporte à aprendizagem e à inclusão.
Aceder