Objetivos específicos do CAA

Como suporte aos docentes responsáveis pelos grupos/turmas, no Centro promove-se o estreito trabalho colaborativo que pode compreender a planificação conjunta de atividades, a definição de estratégias e materiais adequados, a colaboração na definição das adaptações curriculares significativas ou na organização do processo de transição para a vida pós-escolar, entre outros.

Como complementaridade ao trabalho desenvolvido em sala de aula, o apoio prestado no Centro tem um caráter subsidiário, muitas vezes transitório, para o desenvolvimento de competências específicas.

A variedade de atividades e tarefas realizadas no Centro por professores, alunos e técnicos têm como objetivos:

a) Promover a qualidade da participação dos alunos nas atividades da turma a que pertencem e nos demais contextos de aprendizagem;

b) Apoiar os docentes do grupo ou turma a que os alunos pertencem;

c) Apoiar a criação de recursos de aprendizagem e instrumentos de avaliação para as diversas componentes do currículo;

d) Desenvolver metodologias de intervenção interdisciplinares que facilitem os processos de aprendizagem, de autonomia e de adaptação ao contexto escolar;

e) Promover a criação de ambientes estruturados, ricos em comunicação e interação, fomentadores da aprendizagem;

f) Apoiar a organização do processo de transição para a vida pós-escolar.

________________________________________________________________________________________________

Para aceder ao regimento do CAA clique na hiperligação abaixo:

Regimento do Centro de Apoio à aprendizagem ________________________________________________________________________________________________