PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS E O MOVIMENTO DA ESCOLA MODERNA – Formação

  Práticas pedagógicas inovadoras e o Movimento da Escola Moderna

«A sociedade enfrenta atualmente novos desafios, decorrentes de uma globalização e desenvolvimento tecnológico em aceleração, tendo a escola de preparar os alunos, que serão jovens e adultos em 2030, para empregos ainda não criados, para tecnologias ainda não inventadas, para a resolução de problemas que ainda se desconhecem.» (Decreto-Lei nº 55/2018, p. 2928, DR)

  Muitas das implicações práticas elencadas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, referem-se em grande medida à sala de aula, exigindo mudanças ao nível da prática pedagógica. Como professores temos a função de organizar ambientes e aprendizagens, de estimular a reflexão dos alunos, de organizar situações de trabalho e de aprendizagem, de fornecer um apoio direto aos alunos, de diferenciar pedagogicamente, de diversificar métodos e instrumentos de avaliação, de corresponsabilizar. No dia 13 de novembro realizou-se na ESB uma ação de formação que permitiu a divulgação e partilha de práticas pedagógicas inovadoras que vão de encontro ao perfil do aluno do século XXI. O professor Joaquim Liberal, que integra a comissão do Movimento da Escola Moderna do núcleo do Porto, começou por efetuar uma breve contextualização histórico-pedagógica do Movimento da Escola Moderna (MEM); uma apresentação dos princípios pedagógicos do MEM e a sintaxe modular da atividade pedagógica; e uma apresentação do módulo pedagógico “Trabalho de aprendizagem curricular em pesquisa guiada por projetos”. Seguiu-se o professor Eduardo Cunha que apresentou o projeto “Biblioteca que estás na nuvem, na sala de aula e em cada um de nós”, realizado no âmbito dos Laboratórios de Aprendizagem (Histórias e Cenários de Aprendizagem) em 2018. O professor Paulo Correia apresentou o projeto que está a desenvolver com duas turmas do 7º ano de escolaridade, Comunidades de Aprendizagem: 7º Ano de Matemática na ESB nas turmas B e C, que encontra inspiração nos princípios da aprendizagem dialógica. No início da ação e no período destinado ao debate, foi projetada uma apresentação que reuniu vários projetos desenvolvidos nos diferentes estabelecimentos do agrupamento, do pré-escolar ao ensino secundário.
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