Amanhecer

A revista Amanhecer é uma publicação anual da Escola Secundária de Barcelos.

Em abril de 1982, na então Escola Secundária de Barcelinhos, percursora da atual Escola Secundária, a Amanhecer nasceu, fruto do sonho e da determinação dos professores António Mota e Vale Ferreira. Desde essa data até ao presente, a Amanhecer tem já trinta e nove edições, uma em cada ano letivo e ainda duas edições especiais, uma comemorativa do centenário da implantação da República e outra comemorativa dos cinquenta anos da escola. É também o mais dioso e ininterrupto projeto da Escola Secundária de Barcelos, renovado a cada edição.

Desde 2014 a sua produção está a cargo do grupo disciplinar de Filosofia. Desenvolvendo em cada uma das edições uma temática.

A principal razão de ser da revista funde-se com a da própria escola: ensinar os alunos, estimulando o seu sentido crítico, desenvolvendo a sua consciência de cidadania e motivando-os para a leitura, para a escrita, para a aprendizagem. Outro dos objetivos da revista é projetar a escola na comunidade, divulgando as atividades e projetos que nela se desenvolvem. A capa sempre realizada por professores ou alunos, tornou-se um modo de reafirmar a estética que também a carateriza.

Diretora: Maria do Céu Costa
ceu.costa@aebarcelos.pt

Capa da Revista Amanhecer n.º 36 de 2018

 

Galeria capas “Amanhecer”