APRENDIZAGEM STEM: MATEMÁTICA, PROGRAMAÇÃO E ROBÓTICA

No âmbito do projeto Erasmus+ “Project: 2019-1-PMU-1109 – Juventude – Competências – Sucesso”, os alunos do 12ºB, do Curso de Ciências e Tecnologias, receberam a visita de 14 alunos polacos e dos seus 3 professores na sua sala de aula. Esta visita ocorreu no dia 6 de novembro, pelas 10h25m, durante a aula de Matemática A. O professor Eduardo Cunha planificou uma atividade de aprendizagem STEM, promovendo-se aprendizagens matemáticas, Probabilidades, com recurso à programação e à robótica,e desenvolvendo-se ainda competências como o pensamento criativo, pensamento crítico e pensamento computacional.

A atividade desenvolveu-se através de trabalho em grupo, 8 grupos de 5 elementos cada (3 alunos portugueses e 2 alunos polacos), com recurso à tecnologia TI-Nspire CX II T e à ainda mais recente tecnologia da Texas Instruments, o TI-Innovator Rover, tecnologia premiada com a Medalha do Prêmio Comenius EduMedia 2019.

Nesta atividade, e sob o contexto do “Jogo da Glória”, e principalmente do desafio de determinar a probabilidade de um jogador cair na “Casa da Morte”, os alunos passaram pela intuição matemática e palpite; pela simulação de um número reduzido de jogos com recurso à tecnologia TI-Nspire CX II T; pela realização de um número elevado de simulações com recurso à programação; por colocarem o Rover a servir de peão e verem-no jogar o “Jogo da Glória”; e por fim calcular a probabilidade teórica (exata) do acontecimento!

Foi uma atividade muito enriquecedora e com certeza a não esquecer! Todos os alunos foram excepcionais e o seu empenho contribuiu em muito para o sucesso da atividade! De referir que além dos alunos do 12ºB e dos 14 alunos polacos, colaboraram ainda 3 alunos do 12ºC.

 

Veja o vídeo da atividade AQUI.

Comentários estão fechados.
Últimas Notícias
Categoria de Notícias
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Consulte toda a informação importante sobre as medidas multinível de suporte à aprendizagem e à inclusão.
Aceder