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Educação Ambiental – o Arboreto e a Sustentabilidade

No âmbito da componente Cidadania e Desenvolvimento, um grupo de alunas da turma 11ºD, Bruna Oliveira, Maria Ferreira, Margarida Mesquita, Mariana Benta e Matilde Silva, desenvolveram o projeto “Nós no Mundo – do Arboreto ao Planeta”. O resultado desse interessante trabalho deu origem a um vídeo e à criação de um site que aqui queremos elogiar e destacar.

As alunas contextualizam a abordagem no artigo abaixo.

“Definimos como objetivo abordar três temas: educação ambiental, o Arboreto e a sustentabilidade. Estes temas vão ser aprofundados no site abaixo anexado em forma de código QR, sendo que aqui, neste pequeno artigo, faremos um breve resumo dos mesmos.

Educação Ambiental, será que realmente sabe o que é?
Para além de algo que tenta englobar aspetos ecológicos e ambientais, também podem ser abrangidos aspetos políticos, éticos, sociais e económicos. Dessa forma, ela não deve ser confundida com ecologia, sendo esta apenas, um dos inúmeros aspetos relacionados à questão ambiental. Portanto, falar sobre Educação Ambiental é falar sobre educação acrescentando uma nova dimensão: a dimensão ambiental, contextualizada e adaptada à realidade interdisciplinar, vinculada aos temas ambientais e globais.

E onde é que se encaixa aqui o Arboreto?
O Arboreto, o maior jardim de árvores autóctones da Península Ibérica, há cerca de três décadas foi fundado pelo professor de filosofia João Lourenço. O espaço reúne cerca de duzentas espécies autóctones, entre árvores, arbustos e subarbustos. O Arboreto apareceu como uma resposta inovadora que pudesse conciliar um projeto escolar que fosse educativo e científico com os recursos humanos, técnicos e financeiros ao alcance de uma escola, contribuindo assim para uma boa educação ambiental e suporte educativo, como trabalhos de campo. O mesmo mais tarde viria a ser enriquecido com algumas plantas herbáceas nativas,
raras, invulgares ou em risco de sobrevivência na Natureza, incluindo roseiras, orquídeas selvagens e cogumelos. Em 1992 foi oficialmente inaugurado pelo então Ministro da Educação, Couto dos Santos, ficando clara a consagração do Arboreto de Barcelos como um projeto único pela sua coerência, riqueza e singularidade, bem como pela sua relevância pedagógica e didática e de instrumento de sensibilização ambiental e sustentabilidade.

Sustentabilidade, de que forma o Arboreto a promove?
Um dos temas mais importantes da atualidade é a sustentabilidade e como ser mais sustentável. A sustentabilidade também pode ser definida como a capacidade de o ser humano interagir com o mundo, preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras. O conceito de sustentabilidade é mais complexo do que parece, envolvendo questões sociais, energéticas, económicas e ambientais. A presença do Arboreto na escola promove em termos sociais, o bem-estar dos alunos deixando o espaço escolar mais agradável, já a nível ambiental promove a biodiversidade do meio.”

Vídeo: https://drive.google.com/file/d/1uUIazwaIIBCjgEOqiinJBnD8l8Iykwj2/view

Bruna Oliveira, Maria Ferreira, Margarida Mesquita, Mariana Benta e Matilde Silva (11ºD)

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