PROJETO EUROPEU eTWINNING

Durante seis semanas do 3º período alunos de duas turmas do 9º ano da Escola Secundária de Barcelos  – 9ºA e 9ºB – desenvolveram atividades conjuntas com alunos da escola grega 3º Gymansium de Tripolis, Grécia, no âmbito de um projeto europeu eTwinning, sob o tema Lost in choices – redefining my future – “Perdido em opções – reorientando o meu futuro”.

O projeto foi coordenado pelas professoras de Inglês Ana Martins (Escola secundária de Barcelos) e Fotoula Katsoulou (3º Gymnasium-Tripolis) e integra um dos conteúdos da disciplina de Inglês, “Carreira futura/competências para o futuro”. O projeto integrou ainda os Serviços de Psicologia e Orientação Vocacional do agrupamento, sob a orientação da psicóloga Cristina Faria e a disciplina de Formação Cívica das duas turmas.

Para além de desenvolver as competências linguísticas em Inglês, sobretudo as de produção oral e escrita, o projeto  teve como objetivos a promoção da reflexão crítica sobre os interesses, personalidade e preferências vocacionais dos alunos, a comparação da orientação vocacional nos países participantes, a produção de conclusões úteis sobre a política de orientação das escolas participantes e ainda pesquisa sobre as competências necessárias para o mundo de trabalho.

Foram utilizadas várias ferramentas digitais e promovidas trocas de informação e experiências entre os alunos dos dois países. Os alunos prepararam, em conjunto, produtos finais com os resultados obtidos durante o process: vídeos e textos com apresentações dos alunos; troca de opiniões em Foruns; videoconferência entre as duas escolas sobre as expectativas face ao futuro a médio prazo.

Todo o processo foi sendo registado na plataforma europeia eTwinning, numa página web exclusiva e de acesso limitado aos alunos e professores participantes, o Twinspace.

No final foi produzido um pequeno livro com o trabalho comum realizado.

Comentários estão fechados.
Últimas Notícias
Categoria de Notícias
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Consulte toda a informação importante sobre as medidas multinível de suporte à aprendizagem e à inclusão.
Aceder