(In)Formação

A equipa multidisciplinar do agrupamento e a coordenação do centro de apoio à aprendizagem disponibilizam, nas hiperligações abaixo, um conjunto de orientações e recursos como contributo para a melhoria da qualidade das aprendizagens, da acessibilidade ao currículo e do sucesso dos alunos.

GUIÕES E ORIENTAÇÕES EMAEI

 

Este manual conduz a uma maior clarificação quanto à implementação do regime jurídico da educação inclusiva. Foi introduzido um ponto específico relativo às opções metodológicas, a ilustração de situações práticas e a inclusão de documentos para autorreflexão e autoavaliação da escola e do professor, grelhas de observação e, mesmo, de exemplos de modelos/formulários a utilizar.

No Manual foram já introduzidos esclarecimentos a dúvidas surgidas durante a formação de formadores para o desenvolvimento de uma escola inclusiva, promovida pela DGE. Há uma intencionalidade dinâmica neste Manual, isto é, pretende-se que as próprias escolas, os seus profissionais e até os próprios encarregados de educação possam vir a contribuir com propostas para complementar o seu conteúdo. (p. 7)

  • WEBINARs |Página da Direção-Geral da Educação (DGE)
  • Reflexão sobre as aprendizagens essenciais:
https://webinars.dge.mec.pt/webinar/aprendizagens-essenciais
  • Reflexão sobre diferenciação curricular e a diferenciação pedagógica:
https://webinars.dge.mec.pt/webinar/diferenciar-para-aprender-na-sala-de-aula-questoes-e-respostas
https://webinars.dge.mec.pt/webinar/diferenciacao-pedagogica
  • Perfil dos Alunos à saída da escolaridade obrigatória:
https://webinars.dge.mec.pt/webinar/perfil-dos-alunos-saida-da-escolaridade-obrigatoria
  • Autonomia e flexibilidade curricular:
https://webinars.dge.mec.pt/webinar/autonomia-e-flexibilidade-curricular-porque
  • Escola Inclusiva:
https://webinars.dge.mec.pt/webinar/escola-inclusiva
  • Aprendizagem e colaboração entre docentes:
https://webinars.dge.mec.pt/webinar/aprendizagem-e-colaboracao-entre-docentes
  • Trabalho de projeto e Trabalho por projeto:
https://webinars.dge.mec.pt/webinar/trabalho-de-e-por-projeto
  • Práticas promotoras de cooperação entre alunos:
https://webinars.dge.mec.pt/webinar/praticas-promotoras-de-cooperacao-entre-alunos
  • Porque avaliamos?
https://webinars.dge.mec.pt/webinar/afinal-porque-avaliamos
https://webinars.dge.mec.pt/webinar/avaliacao-focada-nas-aprendizagens-dos-alunos
 
  • Apoio tutorial específico:
https://webinars.dge.mec.pt/webinar/apoio-tutorial-especifico
 
  • Gestão da indisciplina:
https://webinars.dge.mec.pt/webinar/gestao-da-indisciplina-nas-escolas-e-nas-salas-de-aulas

Outros recursos disponíveis

  • Diferenciação pedagógica:

Legislação

Decreto-Lei nº 54/2018 de 6 de julho: https://dre.pt/application/file/a/115648907

Lei nº 116/2019 – Primeira alteração, por apreciação parlamentar, ao Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho, que estabelece o regime jurídico da educação inclusiva https://dre.pt/pesquisa/-/search/124680588/details/maximized 

Decreto-Lei nº 55/2018 de 6 de julho: https://dre.pt/application/file/a/115648908

Portaria nº 223-A/2018 de 3 de agosto: https://dre.pt/application/file/a/115879412

Portaria nº 226-A/2018 de 7 de agosto: https://dre.pt/application/file/a/115941797

Portaria nº 235-A/2018 de 23 de agosto: https://dre.pt/application/file/a/116154435

Despacho nº 5908/2017: http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/despacho_5908_2017.pdf

 

http://www.dge.mec.pt/legislacao

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