A equipa multidisciplinar do agrupamento e o centro de apoio à aprendizagem disponibilizam, nas hiperligações abaixo, um conjunto de orientações e recursos como contributo para a melhoria da qualidade das aprendizagens, da acessibilidade ao currículo e do sucesso dos alunos.
GUIÕES E ORIENTAÇÕES EMAEI
- Guião de procedimentos internos – Apoio à aplicação de medidas multinível -EQUIPA-MULTIDISCIPLINAR AEB
- Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
- Manual de apoio à prática
Este manual conduz a uma maior clarificação quanto à implementação do regime jurídico da educação inclusiva. Foi introduzido um ponto específico relativo às opções metodológicas, a ilustração de situações práticas e a inclusão de documentos para autorreflexão e autoavaliação da escola e do professor, grelhas de observação e, mesmo, de exemplos de modelos/formulários a utilizar.
No Manual foram já introduzidos esclarecimentos a dúvidas surgidas durante a formação de formadores para o desenvolvimento de uma escola inclusiva, promovida pela DGE. Há uma intencionalidade dinâmica neste Manual, isto é, pretende-se que as próprias escolas, os seus profissionais e até os próprios encarregados de educação possam vir a contribuir com propostas para complementar o seu conteúdo. (p. 7)
- WEBINARs |Página da Direção-Geral da Educação (DGE)
- Reflexão sobre as aprendizagens essenciais:
- Reflexão sobre diferenciação curricular e a diferenciação pedagógica:
- Perfil dos Alunos à saída da escolaridade obrigatória:
- Autonomia e flexibilidade curricular:
- Escola Inclusiva:
- Aprendizagem e colaboração entre docentes:
- Trabalho de projeto e Trabalho por projeto:
- Práticas promotoras de cooperação entre alunos:
- Porque avaliamos?
- Apoio tutorial específico:
- Gestão da indisciplina:
Outros recursos disponíveis
- Diferenciação pedagógica:
Legislação
Decreto-Lei nº 54/2018 de 6 de julho
Decreto-Lei nº 55/2018 de 6 de julho
Portaria nº 223-A/2018 de 3 de agosto
Portaria nº 226-A/2018 de 7 de agosto
Portaria nº 235-A/2018 de 23 de agosto