Projeto Erasmus

TINY STEPS FOR GREAT CHANGES orientado para o Futuro

TINY STEPS FOR GREAT CHANGES é a designação atribuída ao projeto Erasmus+ K229, realizado entre 2020/2023 com a intervenção dos seguintes países: Portugal – Barcelos, Espanha – Tarragona, Itália – La Morra, Sérvia – Sremska Mitrovica e Roménia – Dorohoi.

A escola secundária de Barcelos mais uma vez deu o seu melhor na concretização de mais um projeto que veio, por certo acrescentar responsabilidade civil aos nossos alunos e professores, por quanto se abordaram temáticas muito atuais e muito pertinentes para os dias que vivemos.

Este projeto contou com cinco mobilidades, sendo que a primeira foi em Portugal – Barcelos em Fevereiro/Março de 2022 sendo trabalhado o tema da reciclagem –“Reduce, reuse, recycle” – Recycling . Os materiais centrais desta mobilidade foram os diferentes tipos de papel e o cartão. Os alunos dos cinco países, de entre muitas atividades, realizaram workshops muito interessantes produzindo objetos utilitários, decorativos, bijuteria, etc com o intuito de aproveitar materiais que de outro modo seriam alienados no lixo.

 A segunda mobilidade foi em Espanha -Tarragona sendo o tema central a biodiversidade – “Live life cleaner, make it greener” – Biodiversity. Os materiais utilizados foram retirados da própria natureza. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a biodiversidade da costa marítima de Tarragona e do delta do Ebro, onde visitaram plantações de arroz. Realizaram workshops em que construíram uma casa para insetos, com produtos naturais e um workshop sobre borboletas, para conhecerem o ciclo de vida das mesmas.

A terceira mobilidade foi em Itália –La Morra sendo tratada a temática da eficiência energética – “Spare a Watt to Save a Lot: energy efficiency”. Os alunosvisitaram a central hidroéletrica Entraquae, visitaram o museu do ambiente em Turim e realizaram workshops com a reutilização de plásticos.

A quarta mobilidade realizada na Sérvia – Stremska Mitrovica centrou-se no tema da alimentação saudável – “You are what you eat” –  Food & Health.

Os alunos aprenderam a fazer refeições saudáveis, fáceis de produzir e de transportar, no sentido de alertar para a utilidade do uso das marmitas, nos vários contextos da vida de cada um. Realizaram-se workshops reutilizando latas de bebidas.

Finalmente, na quinta mobilidade, realizada na Roménia – Dorohoi, o tema foi o consumo responsável – “buy less, choose well, make it last”.  Responsible Comsumption.

Os estudantes presentes dos cinco países realizaram workshops onde reutilizaram calçados e vestuário, tendo pintados sapatos velhos que encheram de terra colocando-lhes plantas, transformando assim, objetos inúteis em bonitos elementos decorativos. Realizaram uma exposição com a presença de materiais construídos em todas as mobilidades.

Este projeto permitiu despertar nos elementos que o constituíram, a consciência da necessidade de repensar os comportamentos, no que diz respeito à utilização dos materiais, ao consumo energético, à necessidade de reduzir, reutilizar e reciclar, bem como a proteção da natureza/ambiente.

São estes momentos de reflexão que promovem em cada um de nós, a interiorização do que deve ser a na postura face ao mundo que nos rodeia. No final do projeto, podemos afirmar que a escola e os nossos alunos são mais amigos do Ambiente.

Comentários estão fechados.
Últimas Notícias
Categoria de Notícias
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Consulte toda a informação importante sobre as medidas multinível de suporte à aprendizagem e à inclusão.
Aceder