“Primary School Musical”- Projeto Erasmus

É sempre enriquecedora a oportunidade de contactar com pessoas de outros países, aprender novas línguas e conhecer novas culturas. O projeto Erasmus permitiu que a comunidade escolar de Cristelo abraçasse o projeto “Primary School Musical”, envolvendo parceiros oriundos de Espanha e Polónia.

Em abril passado, professores e alunos foram recebidos com alegria e entusiasmo, por toda a comunidade escolar de Cristelo. O momento da receção foi preparado por todos os professores, assistentes operacionais e alunos da EB de Igreja-Cristelo e contou com a colaboração do projeto Galo@Artis e da Junta de Freguesia local.

Todas as atividades realizadas em articulação com os parceiros ao longo do projeto possibilitaram a criação de ambientes de aprendizagem e partilha, e fomentaram a interculturalidade e o respeito pela diferença.

Das diversas atividades realizadas no âmbito deste projeto, destaca-se o trabalho final, a apresentação da peça de teatro “The Mysterious Rainbow”, um trabalho que juntou pequenos atores (alunos dos três países) e que resultou num belíssimo espetáculo, muito apreciado e elogiado por todos e que também será apresentado nas mobilidades dos alunos da EB de Cristelo à Polónia e a Espanha.

É fantástico constatar que o projeto Erasmus proporciona oportunidades para que os alunos se expressem e compartilhem as suas habilidades artísticas e culturais. Esta colaboração traz benefícios duradouros para todos os envolvidos, criando ligações significativas que vão além-fronteiras.

Fazemos votos de que o projeto “Primary School Musical” continue em força nos próximos anos, proporcionando mais oportunidades enriquecedoras e permitindo que outros docentes e alunos beneficiem da sua mensagem de união e partilha. Parabéns a todos os envolvidos no projeto e que esta iniciativa continue a inspirar e a conectar alunos e educadores em todo o mundo.

Troca de postais de Natal entre os parceiros envolvidos no projeto.

“Who am i game?”, jogo de apresentação elaborado por cada escola, em inglês, no qual cada aluno fez, por escrito, a sua descrição física. O objetivo consistiu em, tentar adivinhar quem era quem, com base numa fotografia de grupo/turma.

Apresentação da canção de boas vindas, “Hello to All the Children of the World” cantada em várias línguas por todos os alunos da EB de Cristelo.

Apresentação da coreografia, “Aquecimento da Felicidade”, ensaiada e preparada pelo professor de Atividade Lúdico Expressiva, João Figueiredo.

Apresentação de uma coreografia pelos alunos do quarto ano, ensaiada pela professora de dança Marta Fernandes, no âmbito do Programa “Ritmos com Escolhas”, do Projeto Galo@rtis.

Momento de dança com todos os professores e alunos, lideradopela professora Marta Fernandes.

Apresentação, em formato digital, das escolas envolvidas no projeto. Uma oportunidade valiosa para se conhecerem algumas especificidades dos diferentes sistemas educativos, bem como algumas singularidades típicas de cada cidade e de cada escola.

Lanche convívio com iguarias portuguesas. As clarinhas de Fão e os pastéis de nata foram as especialidades mais apreciadas, e não é de surpreender que tenham sido um sucesso entre os comensais. Este lanche foi uma forma maravilhosa de compartilhar a cultura e a tradição local com os visitantes, além de oferecer uma oportunidade para experimentarem novos sabores.

Espetáculo teatral em três atos, “The Mysterious Rainbow”, realizado no dia dezanove de abril nas instalações da Junta de Freguesia de Cristelo. O primeiro ato foi preparado e apresentado pelos alunos de Cristelo, com a preciosa colaboração do professor João Figueiredo, na elaboração do guião e dos respetivos ensaios. De salientar, que todo o espetáculo foi realizado em inglês, o que dificultou ainda mais os ensaios e a memorização do guião. Prosseguiram com o 2.º ato, os alunos de Espanha e finalizaram com o 3.º ato, os alunos da Polónia.

EB IGREJA – CRISTELO

Comentários estão fechados.
Últimas Notícias
Categoria de Notícias
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Consulte toda a informação importante sobre as medidas multinível de suporte à aprendizagem e à inclusão.
Aceder