A Escola Secundária de Barcelos participou, nos dias 8 e 9 de maio, na sessão nacional do Parlamento dos Jovens 2017 (ensino secundário), que teve lugar na Assembleia da República, em Lisboa, após sair vencedora na sessão distrital, que decorreu no dia 21 de fevereiro de 2017, no Instituto Português da Juventude, em Braga, e onde estiveram representadas 32 escolas do nosso distrito.
A Assembleia da República promove, anualmente, o programa Parlamento dos Jovens, visando fomentar a educação para a cidadania e o interesse dos jovens pela discussão e debate dos temas marcantes da atualidade, no nosso país. Os jovens deputados, eleitos à Assembleia da República, representam o seu distrito e contribuem para a elaboração de um projeto de recomendação, em que apontam soluções para alguns dos problemas que afetam o país e para a construção de um futuro coletivo melhor. Este ano debateram-se os 40 anos da Constituição da República Portuguesa e do poder autárquico. A Constituição que temos e a que queremos: desafios ao poder local.
Os deputados da nossa escola, Bruno Coutada e Bruno Azevedo (acompanhados pelo repórter escolar, José Barbosa) tiveram um excelente desempenho, defendendo com elevação, firmeza e grande eloquência, as propostas dos alunos do ensino secundário do distrito de Braga.
O coordenador do Parlamento dos Jovens (secundário): João Luís