Curso AS em visita de estudo

No dia passado dia 17 de outubro, as turmas dos 10º, 11º e 12º anos do Curso Profissional Técnico Auxiliar de Saúde, acompanhadas de três professoras das disciplinas técnicas, tecnológicas e práticas rumaram, de autocarro, a Braga para visitarem a Central de Esterilização do Hospital de Braga (ULS Braga). Foram recebidos pelo Enfermeiro Nuno Ferreira e pelo Técnico Auxiliar de Saúde (TAS) Paulo. Aqui consolidaram e realizaram aprendizagens, de como se processa a limpeza e esterilização de milhares de dispositivos que são usados diariamente pelos profissionais de saúde dos vários serviços. Guiados pelo entusiasta e comunicativo TAS Paulo conheceram todas as áreas delimitadas na Central de Esterilização: Zona de Descontaminação, Zona de Inspeção e Zona de Processamento (empacotamento dos dispositivos).

Depois do almoço, a turma do 10º ano seguiu, com uma professora Isabel Sousa, para as Irmãs Hospitaleiras-Casa de Saúde do Bom Jesus, Unidade de Saúde de referência na prestação de cuidados especializados em Psiquiatria e Saúde Mental, Demências, Reabilitação Psicossocial e Comportamentos Aditivos e Dependências, com respostas especializadas em ambulatório, internamento e reabilitação. À sua espera estava a enfermeira chefe Margarida que, simpaticamente, apresentou os serviços especializados que a instituição dispõe. Seguidamente, fez uma visita guiada aos espaços interiores e exteriores, explicando a sua utilização e finalidade no bem-estar das cerca de seiscentas utentes internas para além dos serviços prestados em parceria com as ULS de Braga e Guimarães.

As turmas dos 11º e 12º anos, acompanhadas pelas professoras Maria Simões e Vilma Mateus, viajaram para Vila Verde, com destino à Casa da Alegria- Centro Social Vale do Homem (CSVH). Lá chegados foram recebidos pela expressiva e comunicativa Dra. Maria do Céu. neuropsicóloga que os acompanhou na visita pela instituição que reúne duas respostas sociais (Lar e Centro de dia) especializados para pessoas com Alzheimer ou outras demências. Visitaram a sala Sensorial, a sala de Musicoterapia e Dança, a Sala de Reabilitação, o Circuito de Manutenção da Memória e Jardim Terapêutico e Sensorial. Conheceram a “Dollyterapia” e a Roboterapia com a foca Paro.

O Agrupamento agradece a disponibilidade, colaboração e hospitalidade das entidades visitadas. Ao abrirem as suas portas proporcionaram, aos nossos alunos, uma visão do contexto prático e de trabalho nas unidades de saúde, contribuindo para a formação e capacitação numa perspectiva de futura integração profissional.

Comentários estão fechados.
Categoria de Notícias
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Consulte toda a informação importante sobre as medidas multinível de suporte à aprendizagem e à inclusão.
Aceder