Durante os meses de março, abril e maio, os alunos das turmas 8.º A e B, 10.º AS e 11.º AS participaram numa campanha de remoção de espécies invasoras no Arboreto da Escola Secundária de Barcelos. Os alunos foram acompanhados, nesta atividade, pelas docentes Cristiana Vale, Isabel Sousa, Luciana Dantas e Raquel Antunes.
A espécie-alvo desta ação foi a Oxalis pes-caprae, conhecida pelos nomes comuns azeda, erva-azeda-amarela ou trevo-azedo. Originária da África do Sul, esta planta ocupa uma parte significativa do estrato herbáceo do Arboreto, competindo com as espécies nativas e contribuindo para a perda de biodiversidade.
Esta iniciativa integrou os #DesafiosCORTAderia, mais concretamente o Desafio 5 – Controlar, promovido pela Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra – CERNAS (parceira do projeto LIFE COOP Cortaderia), em colaboração com o Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra.
O projeto tem como objetivo promover o envolvimento ativo de crianças e jovens na ciência, sensibilizando-os para a problemática ambiental das espécies invasoras e para a importância da sua prevenção e controlo no território nacional.
Com o seu empenho, os alunos contribuíram ativamente para a preservação da biodiversidade do Arboreto e para a promoção de boas práticas ambientais.





