“MOOC for Financial Literacy”

“Mooc for Financial Literacy” é o nome de um dos projetos Erasmus+ em que o Agrupamento de Escolas de Barcelos participa. Este projeto europeu procura consciencializar os alunos para a importância da educação financeira, já que cidadãos com baixos índices de literacia financeira possuem maior dificuldade em gerir as suas próprias economias e tomar decisões financeiras de maneira racional e consciente. Este projeto tem como principal objetivo a criação de um MOOC (Massive Open Online Course), ou seja, um Curso aberto na internet para a aprendizagem de competências económicas, gerido pelos próprios alunos que durante o projeto desenvolverão competências de educador de pares no campo da literacia financeira, de modo a melhorar os conhecimentos, atitudes e comportamentos dos jovens nesta área. O 2º encontro do projeto decorreu em Barcelos, de 25 de fevereiro a 1 de março de 2019, em parceria com quatro países, Itália (INSTITUTO STATALE E. MONTALE), Lituânia (SIAULIU LIEPORIU GIMNAZIJA), Portugal (AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE BARCELOS) e Turquia (KARAKOPRU GAP MESLEKI VE TEKNIK ANA-DOLU LISESI). O projeto é coordenado por: Itália, Marco Mannucci; Lituânia, Leilão Valentinaviciene; Portugal, Fernando Carvalho; Turquia, Firdves An. O próximo encontro é já em setembro na Lituânia. A equipa de professores e alunos portugueses, envolvida na preparação e realização do 2º encontro em Barcelos-Portugal, planificou as atividades de acordo com os seguintes objetivos: – Promover a educação pelos pares e o uso das novas tecnologias, permitindo-lhes realizar atividades de experimentação e descoberta; – Melhorar os índices de literacia económica e financeira, para uma maior consciencialização e para uma participação mais ativa na vida cívica; – Promover a literacia financeira nas vertentes de atitudes e comportamentos dos jovens, para que façam uma gestão das suas finanças pessoais de forma mais adequada; – Aprofundar a colaboração entre os parceiros do projeto no âmbito da formação financeira; – Divulgar as atividades desenvolvidas por cada parceiro/escola participante através de canais digitais, na plataforma MOOC do projeto e nos sites das escolas, para serem disponibilizadas a todos os usuários online. Para a implementação das atividades dinamizadas neste encontro foi fundamental a colaboração dos parceiros do Projeto, representados por seis alunos de cada escola/país e respetivos professores dos quatro países parceiros. Siga o link da escola de Portugal para consultar o projeto “Mooc for Financial Literacy” e as fotografias desta experiência enriquecedora para todos os alunos e professores. Consulte abaixo alguns dos produtos realizados pelos alunos no âmbito do 2º Encontro no Agrupamento de Escolas de Barcelos: Guidelines_Take care of your money_01 Guidelines_StepbyStep_02 Guidelines_Conscious Consumption_03 Clique AQUI para consultar o Referencial de Educação Financeira publicado pelo Ministério da Educação e Ciência. As atividades do projeto podem ser seguidas em: https://www.facebook.com/MOOC-for Financial-Literacy-205261730350162/ e ainda em: https://live.etwinning.net/projects/project/175961
Comentários estão fechados.
Categoria de Notícias
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Consulte toda a informação importante sobre as medidas multinível de suporte à aprendizagem e à inclusão.
Aceder