No âmbito da gestão autónoma e flexível do currículo e do movimento de mudança da Escola, o nosso agrupamento tem vindo a desenvolver o projeto “Comunidades de Aprendizagem”, sob o olhar e orientação do seu mentor, o professor Paulo Correia.
A publicação do Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho, em articulação com o Decreto-Lei n.º 54/2018, permitiu colocar em prática o (re)pensamento das práticas pedagógicas, e criar soluções de trabalho colaborativo e cooperativo, de transformação organizacional, de gestão dos alunos e do trabalho, de interdisciplinaridade e articulação do currículo e de modalidades de avaliação, respeitando e valorizando a equidade e a qualidade das aprendizagens para todos os alunos.
A DGE promoveu a realização de vários vídeos em escolas de Portugal, que reportam a diversidade de abordagens executadas a partir dos princípios da equidade e da qualidade das aprendizagens. A difusão destes filmes teve como ato inaugural o 2.º Encontro Nacional Autonomia e Flexibilidade Curricular (AFC) – 2022.
O projeto no nosso agrupamento envolve hoje uma dezena de professores e as turmas do 3º ciclo, focalizado na disciplina de Matemática. Sustentado no trabalho colaborativo entre professores e alunos, considera ações estratégicas valorizadoras da diferenciação pedagógica e da metodologia de projeto, o envolvimento ativo dos alunos e o recurso a meios tecnológicos e digitais, em contexto educativo inovador. Este projeto prevê mecanismos e instrumentos para monitorização regular e avaliação da sua eficácia.
O vídeo “A Aula de Matemática: uma Comunidade de Aprendizagem” foi, então, difundido pela Direção Geral de Educação como uma prática de referência no âmbito da Autonomia e Flexibilidade Curricular e pode ser consultado abaixo.
O AEB agradece a colaboração dos professores Paulo Correia e Carla Abreu e dos alunos envolvidos e orgulha-se de poder contar com esta e outras iniciativas pedagógicas que fazem deste agrupamento uma aposta de qualidade na educação.
.