Festival de Artes e Letras
Foi na tarde de quarta-feira, no dia 09, que se consumou o primeiro encontro do festival Tra figurado, um projeto que assentou arraiais no arboreto da escola e que juntou para entrevista um artesão de Barcelos, o Nélson Oliveira e um tradutor, o Luís Leitão, além de um convidado, o Gonçalo Carvalho, pianista em formação.
O projeto, concebido como explorador do inusitado da junção entre artes e letras, pretendendo tomar partido da beleza arquitetural e paisagística do espaço da Escola Secundária, convida o público em geral a assistir a uma entrevista e a fruir de uma tarde diferente, num ambiente descontraído e enriquecedor. Durante cerca de uma hora os dois convidados foram abundantes em palavras e não se furtaram a esforços na tentativa de esclarecerem os entrevistadores e o restante auditório.
O próximo encontro terá lugar a 07 de maio, estando asseguradas as presenças da Sara Veiga, tradutora, que nos trará a sua versão de uma obra de Richard Brautigan – “Em açúcar de melancia”, o Domingos Francisco, um jovem de dezasseis anos, já autor de obra no figurado Barcelense e o Nuno Eira, que interpretará obras de um compositor Barcelense, o Luiz Costa.
Todas as entrevistas estão a ser gravadas para que, findo o ciclo, se possam coligir as respostas em formato livro, tornando-as um pouco mais perenes.