Cenário aprendizagem LED no projeto VEO 4.0 do Erasmus+

No âmbito da utilização de recursos tecnológicos disponíveis nos Laboratórios de Educação Digital (LED – DGE-MECI) do Agrupamento de Escolas de Barcelos, os alunos do 10.ºF/FM promoveram um cenário inovador de aprendizagem em Matemática A com os alunos italianos do Instituto Estadual Integral “Monti Iblei – V. E. Orlando”, pertencente ao VI Distrito do Município de Palermo. Estes alunos, a realizar o projeto Erasmus+ designado por VEO 4.0, foram desafiados a construir um programa em Python, com a tecnologia TI-Nspire CX II, e de seguida testar esse mesmo programa com recurso ao carrinho robotizado TI-Innovator Rover.

Indo ao encontro dos objetivos do projeto Erasmus+ VEO 4.0, em particular o aprimorar das habilidades digitais e o uso de ferramentas entre professores e alunos, elevando a qualidade do ensino e da aprendizagem, e o apoiar o crescimento profissional dos professores, fornecendo treinamento específico em novas tecnologias (TIC) e métodos de ensino inovadores, foram compartilhadas práticas letivas inovadoras e conhecimentos e habilidades recém-adquiridas ao nível da disciplina de Matemática A e do uso da tecnologia ao serviço da aprendizagem.

Numa dinâmica de trabalho colaborativo, os alunos dividiram-se em grupos compostos por 2 alunos italianos e 2 alunos do 10.ºF/FM, tendo a aluna Bárbara Barros orientado a construção do programa na linguagem de programação Python, recorrendo à projeção da sua calculadora TI-Nspire CX II por forma a partir um melhor acompanhamento por parte dos seus colegas. Desta forma, com a orientação da Bárbara e a importante ajuda dos alunos portugueses em cada grupo, os alunos italianos puderam experimentar os seus programas e observar o Rover a desenhar o gráfico de uma função afim.

Viveu-se, sem dúvida, um momento de interessante e desafiante de interação entre os alunos, que mobilizaram e desenvolveram as suas competências linguísticas, ao nível da língua inglesa, mas também os seus conhecimentos de matemática e as habilidades já adquiridas quanto ao uso do ecossistema TI-Nspire CX nas suas aprendizagens. Estão de parabéns os alunos do 10.ºF/FM que souberam superar o desafio lançado e agarrar mais uma oportunidade para “crescerem”!!!

Anterior

Próximo

Comentários estão fechados.
Últimas Notícias
Categoria de Notícias
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Consulte toda a informação importante sobre as medidas multinível de suporte à aprendizagem e à inclusão.
Aceder