No passado dia 14 de março, alunos do Agrupamento de Escolas de Barcelos estiveram presentes na Escola Básica Dr. Carlos Pinto Ferreira, na Junqueira – Vila do Conde, numa excecional atividade integrada nas comemorações do Dia Internacional da Matemática (DIM 2025). O desafio partiu daquela escola parceira e tendo sido prontamente aceite pelo professor de Matemática A, Eduardo Cunha, que, desafiou, orientou e acompanhou um grupo de 8 alunos do 10.ºF da Escola Secundária de Barcelos, principais protagonistas desta iniciativa.
A participação do agrupamento concretizou-se através da realização de uma palestra e de dois workshops práticos e interativos, dinamizados com empenho e entusiasmo pelos alunos António Gonçalves, Filipa Figueiredo, Jénifer Amorim, Lara Oliveira, Leonor Aguiar, Mariana Abilheira, Mariana Eira e Pedro Carvalho, do 10.ºF da Escola Secundária de Barcelos. Estes jovens, com muito potencial, demonstraram não só domínio técnico na utilização das tecnologias TI-Nspire CX II e TI-Innovator Rover, como também notáveis competências de liderança, comunicação e orientação de sessões de trabalho com alunos mais novos, do 2.º Ciclo. De salientar o facto destas tecnologias fazerem parte de um dos kits dos Laboratórios de Educação Digital (LED) do AEB, equipados através do respetivo programa da Direção-Geral da Educação (DGE) do Ministério da Educação, Ciência e Inovação.
A atividade teve início com a palestra “A Magia dos Números com o Olhar da Tecnologia”, proferida pelo professor Eduardo Cunha e dirigida aos alunos do 9.º ano da escola anfitriã.
Seguiram-se os dois workshops, “Rover e os Polígonos Regulares” e “Rover e a Tabuada”, com especial destaque para o jogo “Rover e a Tabuada”, que colocou os alunos participantes a comandar um robô por um tabuleiro gigante, aplicando cálculos mentais e estratégias de definição de um percurso com base na programação.
Este intercâmbio pedagógico constituiu um excelente exemplo de articulação vertical entre ciclos de ensino, promovendo a partilha de saberes e experiências, o reforço do gosto pela Matemática e a valorização do papel ativo e autónomo dos alunos do Ensino Secundário. O Agrupamento de Escolas de Barcelos congratula-se pelo sucesso da iniciativa e pelo excelente desempenho dos seus alunos e docente envolvidos.