No dia 13 de novembro realizou-se um exercício/simulação de evacuação urgente na Escola Secundária de Barcelos.
A segurança deve ser uma preocupação comum a todos os membros da comunidade educativa – pessoal docente e não docente, alunos, pais, encarregados de educação e representantes autárquicos. Além de um bom conhecimento e informação neste âmbito, importa criar uma cultura de segurança, nomeadamente, interiorizando procedimentos e comportamentos e adotando as necessárias medidas de prevenção.
Os exercícios de evacuação devem envolver todos os ocupantes da escola, para criação de rotinas de comportamento e de atuação em caso de sinistro.
OBJETIVOS FINALIDADES Sensibilizar todos os ocupantes da Escola INFORMAR / ENVOLVER Reconhecer o sinal sonoro de alarme IDENTIFICAR Cumprir as instruções CONHECER Formar para a evacuação ADQUIRIR UMA CULTURA DE SEGURANÇA Todos os membros da comunidade educativa foram informados e receberam instruções precisas sobre os procedimentos a adotar. Realizaram-se reuniões com os delegados e subdelegados de turma, com os auxiliares da ação educativa e serviços administrativos. Todos os docentes receberam um folheto informativo. Apelou-se a todos empenho, seriedade e compreensão: 1. O referido exercício pretende criar rotinas de comportamento e de atuação. 2. Após a conclusão do exercício as atividades deverão ser retomadas de acordo com os respetivos horários. 3. Devem ser cumpridas todas as orientações de evacuação urgente e que foram já divulgadas. Após a sinalização sonora do alarme de incêndios TODOS devem seguir os procedimentos definidos para cada área da escola. Agradece-se a participação cívica de todos. “A SEGURANÇA DE TODOS COMEÇA POR TI”