“Mooc for Financial Literacy” é o nome de um dos projetos Erasmus+ em que o Agrupamento de Escolas de Barcelos participa. Este projeto europeu procura consciencializar os alunos para a importância da educação financeira, já que cidadãos com baixos índices de literacia financeira possuem maior dificuldade em gerir as suas próprias economias e tomar decisões financeiras de maneira racional e consciente. Este projeto tem como principal objetivo a criação de um MOOC (Massive Open Online Course), ou seja, um Curso aberto na internet para a aprendizagem de competências económicas, gerido pelos próprios alunos que durante o projeto desenvolverão competências de educador de pares no campo da literacia financeira, de modo a melhorar os conhecimentos, atitudes e comportamentos dos jovens nesta área.
O 2º encontro do projeto decorreu em Barcelos, de 25 de fevereiro a 1 de março de 2019, em parceria com quatro países, Itália (INSTITUTO STATALE E. MONTALE), Lituânia (SIAULIU LIEPORIU GIMNAZIJA), Portugal (AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE BARCELOS) e Turquia (KARAKOPRU GAP MESLEKI VE TEKNIK ANA-DOLU LISESI). O projeto é coordenado por: Itália, Marco Mannucci; Lituânia, Leilão Valentinaviciene; Portugal, Fernando Carvalho; Turquia, Firdves An.
O próximo encontro é já em setembro na Lituânia.
A equipa de professores e alunos portugueses, envolvida na preparação e realização do 2º encontro em Barcelos-Portugal, planificou as atividades de acordo com os seguintes objetivos:
– Promover a educação pelos pares e o uso das novas tecnologias, permitindo-lhes realizar atividades de experimentação e descoberta;
– Melhorar os índices de literacia económica e financeira, para uma maior
consciencialização e para uma participação mais ativa na vida cívica;
– Promover a literacia financeira nas vertentes de atitudes e comportamentos dos jovens,
para que façam uma gestão das suas finanças pessoais de forma mais adequada;
– Aprofundar a colaboração entre os parceiros do projeto no âmbito da formação
financeira;
– Divulgar as atividades desenvolvidas por cada parceiro/escola participante através de
canais digitais, na plataforma MOOC do projeto e nos sites das escolas, para serem
disponibilizadas a todos os usuários online.
Para a implementação das atividades dinamizadas neste encontro foi fundamental a colaboração dos parceiros do Projeto, representados por seis alunos de cada escola/país e respetivos professores dos quatro países parceiros.
Siga o link da escola de Portugal para consultar o projeto “Mooc for Financial Literacy” e as
fotografias desta experiência enriquecedora para todos os alunos e professores.
Consulte abaixo alguns dos produtos realizados pelos alunos no âmbito do 2º Encontro no Agrupamento de Escolas de Barcelos:
Guidelines_Take care of your money_01
Guidelines_StepbyStep_02
Guidelines_Conscious Consumption_03
Clique
AQUI para consultar o Referencial de Educação Financeira publicado pelo Ministério da Educação e Ciência.
As atividades do projeto podem ser seguidas em:
https://www.facebook.com/MOOC-for
Financial-Literacy-205261730350162/
e ainda em:
https://live.etwinning.net/projects/project/175961