Em outubro o grupo do Jardim de Infância de Ferreiros, Cristelo, adotou um membro muito especial na sala de aula que acompanhou as crianças durante todo o ano letivo…um adorável hamster!
A iniciativa promoveu o respeito pelos animais e a responsabilidade dos alunos no cuidado de um ser vivo. O pequeno roedor foi batizado de Jacobino num processo de nomeação democrática. O pequeno ser foi apresentado a toda a comunidade escolar e negociado formas de gerar um ambiente mais seguro e confortável para o novo amigo.
O animal teve um calendário de cuidados partilhado, onde cada criança se responsabilizou por levar e cuidar deste pequeno amigo ao fim de semana. As crianças envolveram-se também no processo de alimentação, limpeza da gaiola e monitorização do comportamento do hamster.
Este gesto simbólico marcou um Dia do Animal diferente, reforçando a importância de tratar todos os seres vivos com carinho e responsabilidade.